Eu adoro ficar garimpando livros na internet,procurar novos títulos, lançamentos ou algum mais antigo que eu ainda não tenha lido. pois numa dessas buscas literárias me deparei com um livro que chamou a minha atenção, intitulado We are all the same, de Jim Wooten, algo como Nós somos todos iguais.
O livro conta a história de Nkosi Johnson, um menino africano que nasceu em 1989 com o vírus HIV. Sua mãe morreu da doença quando ele tinha apenas 2 anos de idade, e Nkosi foi então levado para um abrigo em Joanesburgo que cuida de crianças e mães com HIV, fundado por uma mulher branca, Gail Johnson, que acabou adotando legalmente o garoto.
Em sua curta vida, Nkosi tornou-se um símbolo para mães e crianças infectadas pelo HIV. Visitou os Estados Unido duas vezes para tratamento médico, sempre cativando as pessoas com seu sorriso e sua perspicácia notável. Foi convidado a discursar na Conferencia de AIDS em Durban na África do Sul em julho de 2000, e mesmo com seu deteriorado estado de saúde, Nkosi escreveu seu próprio discurso :
"Nós somos todos iguais
nós não somos diferentes uns dos outros,
todos nós pertencemos a uma família.
Nós amamos e nós sorrimos,nos machucamos e choramos, vivemos e morremos.
Somos todos seres humanos,somos normais, temos mão, temos pés,podemos caminhar, podemos falar, e temos necessidades assim como todo mundo.
Não tenha medo de nós
Nós somos todos iguais"
Nkosi morreu um ano depois pesando apenas 20 kg,
Em novembro de 2005 Gail Johnson representou Nkosi quando ele póstumamente recebeu o prêmio Internacional da criança das mãos de Mikhail Gorbachev. Também recebeu o prêmio em dinheiro no valor de US $100.000 da fundação Kids Right, bem como uma estatueta que foi nomeada em sua homenagem.
Numa das ultimas conversas entre Jim Wooten e Nkosi, o garoto lembrou-lhe
-"espere um momento Jim, você não me perguntou sobre a morte"- logo em seguida, o garoto disse que não tinha medo de morrer e então ele deu a Wooten a sua mensagem final
"faça tudo que puder com o que você tem, na hora que você tem, no lugar que você está."
Infelizmente eu não encontrei o livro disponível em português,mas pra quem lê em inglês o livro esta disponivel no site da amazon http://www.amazon.com/We-Are-All-Same-Courage/dp/0143035991
Que pena, queria tanto ler esse livro,deve nos dar uma lição de vida e tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário